Casa Created with Sketch.

3 hortas de apartamento

No terraço, na varanda e até na janela: projetos mostram que é possível cultivar ervas e temperos em pequenos espaços

Um título para uma foto sem titulo

Quem gosta de cozinhar em casa sabe a delícia que é ter temperos frescos à mão. Pois esse prazer é possível mesmo em espaços compactos. Hortas crescem bem em vasos pequenos. Basta ter sol e seguir alguns cuidados simples de manutenção. Nessa reportagem, confira uma horta perto da janela, uma na varanda e outra no terraço.E quem mora em casa, pode ter uma horta na laje. Para saber como, leia a história de Marie Kaufmann.

 

Aromas que vêm da janela

Na Espanha, estagiando no badalado restaurante Mugaritz, Thomas Troisgros aprendeu o cultivo dos temperos. “A primeira tarefa da manhã era cuidar da horta”, lembra. Hoje, trabalhando ao lado do pai, o chef francês Claude Troisgros, em três restaurantes no Rio de Janeiro, ele usa ervas orgânicas trazidas diariamente de Petrópolis.

Dica do chef: “Para escolher o local, leve em conta a insol...

No projeto desenvolvido pela empresa Hortinha, as floreiras de zinco ficam ap... No dia-a-dia, em seu apartamento no bairro do Jardim Botânico, o chef Thomas...

 

 

 

Varanda sempre verde

Quando mudou de uma casa com jardim para este apartamento pequeno, no Rio de Janeiro, a jornalista Clarice Ribeiro fez questão de encontrar um espaço para sua horta. A solução da arquiteta Ana Paula Souza foi ocupar a varanda integrada à sala, a área de melhor insolação do imóvel. “As ervas enfeitam e perfumam. Muitas vezes, os vasos estão tão bonitos que trago para o interior”, diz a moradora.

Dica da moradora: “Toda semana, podo as folhas das extremidades, mesmo se não vou usá-las. Isso faz a planta crescer mais forte e bonita”.

Para que a horta não roubasse a área de circulação na varanda, de apenas ...

Pintadas a mão, as peças da Cerâmica Luiz Salvador custam 53 reais (22 x 1... Da Elle et Lui Home, os vasos de terracota valem 69 reais (16 cm altura e 16 ... De plástico, da Tok & Stok. Por 4,90 reais (com 10 cm de altura e 12 cm de d...

 

 

Vasos grandes no terraço

Na área de lazer da designer Walquíria Tessari Derenze, não podia faltar uma horta. “Nosso maior prazer é receber os amigos para cozinhar, e os temperos frescos são ingredientes fundamentais nas reuniões”, conta ela. A cobertura de seu apartamento, em São Paulo, tem uma cozinha gourmet integrada ao pequeno jardim de vasos, onde a designer colhe manjericão, alecrim e pimenta. Paisagismo assinado por Caterina Poli e Sérgio Menon, do escritório Grama e Flor.

Dica da paisagista: “A rega deve ser diária, e a adubação, a cada um ou dois meses, com fertilizantes naturais ou húmus de minhoca. No tratamento de pragas, também use apenas inseticidas naturais”.

Os vasos altos são da L’Oeil. Os menores foram fornecidos pelos paisagistas...

De Alice Felzenszwalb, custam 500 reais (37 cm de altura e 52 cm de diâmetro... Os vasos de barro são da Vida Verde Flores: 40 reais (54 cm de altura e 39 c... Com 40 cm de altura e 51 cm de diâmetro, a peça da Chácara Tropical vale 6...

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s