Casa Created with Sketch.

15 cozinhas abertas para a sala que são perfeitas

As cozinhas americanas não bastam. Hoje busca-se a integração total com a sala, ampliando o espaço gourmet e de convivência. Confira alguns projetos e reveja seus conceitos

Os apartamentos e casas mais compactos não são a única desculpa para se ter uma cozinha integrada. O desejo de se reunir e conviver com a família e os amigos fala mais forte no momento de decidir por uma cozinha aberta para a sala, que se mostra uma solução bastante prática no dia-a-dia. A chave está em delimitar sutilmente os espaços, adotar alguns móveis em comum para conectá-los e apostar em recursos visuais que harmonizem o todo. Algumas ideias esperam você na galeria de imagens.

01-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

Totalmente integrada à sala, a cozinha também incorpora a mesa de jantar. O piso de ladrilhos hidráulicos é como um tapete que delimita a área de refeições. A solução agregou funcionalidade e luminosidade ao ambiente. O móvel de madeira da entrada serve de apoio para os utensílios do jantar e, do lado voltado ao hall, acomoda os sapatos. Projeto do escritório Rima Arquitetura, de São Paulo. 

02-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

A escultural bancada em corian é elemento de destaque na cozinha aberta, que traz nas paredes um porcelanato em madeira rústica texturizada. A sensação de continuidade também vem do piso, que imita mármore. Projeto de Daniela Dantas para a Casa Cor Rio Grande do Norte 2015.

03-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

O piso preto e branco em cerâmica demarca o espaço da cozinha, que aposta no contraste entre o azul e vermelho. Assim fica ainda mais bonita para ser mostrada.

04-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

Sem barreiras visuais, cozinha e sala formam um só conjunto. Móveis brancos e piso claro em mármore são fundamentais para unificar os espaços, onde a frieza é quebrada pelos móveis em madeira e couro.

05-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

Ricardo Miura e Carla Yasuda assinam o projeto, que prioriza a integração ao unir sala e cozinha. Apenas um balcão as separa – e, para a conversa fluir, basta virar as cadeiras para o estar. Os objetos coloridos e a parede de lousa dão um toque descontraído. 

06-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

Com jeito de loft, o ambiente traz iluminação teatral com trilhos e a pintura de paredes em aço corten francês. Nos móveis, linhas retas conferem praticidade e unidade visual entre os espaços. Projeto de Fernanda Souza Leme, Dirceu Daieira e Bia Sartori para a Casa Cor Campinas 2014. 

07-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

Cozinha e sala são uma coisa só. Os azulejos verdes fazem a marcação da cozinha, e o frescor desta cor prossegue no quadro do estar e na luminária. Já o tapete em tons quentes e as réguas de madeira que revestem o balcão aquecem a composição.

08-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

Armários sem puxadores, linhas retas e tons suaves são fundamentais no diálogo entre os espaços do Lounge Gourmet de Sônia Nasrala, mostrado na Casa Cor Rio Grande do Sul em 2014. Móveis em madeira e couro interferem pontualmente e geram aconchego.

09-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

A inspiração para esta cozinha veio das fazendas mineiras. Denise Vilela pensou em uma ambientação sofisticada que pudesse se integrar à sala, então adotou materiais nobres, como o armário laqueado, a bancada em limestone, o piso de peroba-rosa de demolição e a persiana de madeira. 

10-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

Mary Oglouyan assina esta cozinha, que investe na paleta de grafite e concreto para afirmar a sofisticação. A madeira é elemento-chave, com destaque para a mesa de laminado com 12 lugares, encaixada na ilha com cooktop, prateleiras e pia. Na parede lateral, a estante serve tanto à cozinha como à sala, recebendo inclusive a TV e a lareira.

11-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

A casa colonial em Garibaldi, Rio Grande do Sul, possui o típico fogão à lenha de ferro no centro da cozinha. Na área de preparo, um tapete de ladrilhos hidráulicos impede que o peso dos equipamentos marque o chão de eucalipto. O buffet serve de apoio aos dois ambientes e, sem puxadores, preserva o visual leve e discreto. Mônica Rizzi e Cátia Giacomello assinam o projeto.

12-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

No loft novaiorquino, a cozinha fica em um nível inferior, mas com trânsito livre para a sala. O piso em madeira e os acabamentos claros unificam os espaços e reforçam a amplitude. Repare que o balcão contorna o ambiente e segue na direção do estar, onde funciona como aparador.

13-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

Valéria Leitão, de Minas Gerais, harmonizou a cozinha – com bancadas de limestone e armários de vidro – com a atmosfera clássica do estar com TV. A integração é total e as funções foram centralizadas no módulo que abriga armários, eletrodomésticos, coifa e cooktop.

14-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

A cozinha ficou com um ar mais social ao ser paginada com a mesma madeira do piso da sala. Nos móveis, o acabamento em tom ocre aquece o ambiente com jeito retrô. ideia do designer de interiores Alexandre Zanini.

15-cozinhas-abertas-para-a-sala-que-sao-perfeitas

A mesa finalizada na cor amarela faz a inserseção entre a sala e a cozinha. Os acabamentos do piso, dos armários e as tonalidades dos móveis soltos conversam e criam uma unidade visual. 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s